notícias - informe

Em audiência com Ministério Público do Trabalho, IBDD afirma que lei é feita para ser cumprida 14/06/2011

Às vésperas das celebrações pelos 20 anos da Lei de Cotas, as ONGs de defesa das pessoas com deficiência participam de audiência pública com o Ministério Público do Trabalho e denunciam o descumprimento da legislação. O encontro foi na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio, no dia 27 de maio, com os procuradores Luciana Tostes de Guadalupe e Silva, Maria Julieta de Bragança e Artur de Azambuja Rodrigues.

As entidades criticaram o uso indiscriminado do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), utilizado pelas empresas como um mecanismo de flexibilização e descumprimento da Lei de Cotas.  O IBDD, representado por sua superintendente-adjunta Raphaela Athayde e pela advogada Priscilla Selares, teve atuação de destaque no encontro. “As empresas precisam ter em mente que toda lei é feita para ser cumprida”, afirma a superintendente do IBDD, Teresa Costa d’Amaral. Os procuradores apoiaram a proposta das ONGs presentes, no sentido de que os TACs tenham início, meio e fim. E que os compromissos com qualificação profissional tenham relação direta com o cumprimento da cota.

Durante a audiência com o MPT, os representantes das ONGs salientaram que não faltam profissionais qualificados no mercado prontos para trabalhar nas empresas, ao contrário do que afirmam os executivos para justificar porque não cumprem a cota. “A questão é que para empregar as pessoas com deficiência não basta recebê-las. A empresa tem que ser preparada. O ambiente organizacional precisa estar sensibilizado para acreditar no potencial das pessoas com deficiência”, esclarece Teresa d’Amaral.

Os procuradores presentes prometeram levar para a Audiência Pública do Senado em Brasília, dia 21 de junho as questões levantadas na Audiência realizada no Rio.

martelo justiça
 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade